Acerte na escolha do ramo de atividade e aumente suas chances de sucesso.

Para escolher com sucesso um ramo de atividade para sua empresa é fundamental levar em consideração suas habilidades e conhecimento.

Acertar na definição do ramo de atividade é essencial para o sucesso da sua empresa. Apesar de muitos outros fatores também serem decisivos, como a elaboração de um bom plano de negócios, a escolha dos parceiros certos e um profundo conhecimento do mercado, decidir a área de atuação acaba sendo o maior desafio para muitos empreendedores.

Nessa hora, além de considerar as boas oportunidades do mercado, baseie a escolha no seu conhecimento e capacidade, optando por uma atividade que você goste e na qual já tenha um bom repertório – ou, no mínimo, uma na qual já saiba onde buscar os conhecimentos específicos necessários. Deve-se levar em conta também que empresários bem-sucedidos do mundo todo fazem coro ao afirmar que ganhar dinheiro é, muitas vezes, consequência de gostar daquilo que se faz.

Uma outra vantagem de escolher uma atividade que você domina é a capacidade de executá-la melhor do que a maioria, fazendo com que o desempenho da sua empresa também seja superior, o que leva a vantagem em relação aos concorrentes.

Na hora de fazer a sua escolha, considere os seguintes pontos:

- Uma atividade que é tão natural para você, que você faz e nem percebe;

- Uma atividade que traz realização pessoal quando você a exerce;

- Uma atividade pela qual você tem real interesse e sobre a qual poderia passar bastante tempo em busca de novas informações.

O segundo passo é avaliar se sua escolha está de acordo com a economia atual e as tendências de mercado.

Depois de definir o ramo de atividade da sua futura empresa, segundo o SEBRAE, você deve avaliar se o negócio escolhido está de acordo com a realidade econômica e com as tendências apresentadas pelo mercado atual. Veja alguns aspectos a serem levados em conta nesta análise:

- Considerando que a concorrência pode surgir de qualquer parte do mundo, analise se a sua empresa está preparada para competir no mercado por meio de investimentos em inovação e tecnologia;

- Em uma realidade onde cada vez mais a qualidade de vida e a individualidade são valorizadas, analise se o produto ou serviço que será oferecido pela sua empresa está de acordo com essas necessidades;

- Como atualmente o bom atendimento é mais valorizado pelo cliente do que o preço praticado, veja se a sua empresa terá condições de se destacar no relacionamento com o público;

- Determine a concentração de empresas concorrentes e considere o aumento da economia informal no ramo de atividade escolhido para avaliar os riscos e oportunidades do seu negócio;

- Veja se a sua empresa está preparada para atuar com responsabilidade ambiental, um fator cada vez mais cobrado pelo mercado e admirado pelo público.

Se após considerar todos esses aspectos você acredita ter escolhido o ramo da atuação ideal, o seu negócio tem tudo para dar certo e trazer, além de retorno financeiro, muita satisfação pessoal.

Conheça alguns ramos de atividade considerados promissores por especialistas em empreendedorismo e tendências.

Fonte de informações: Sebrae.


Categoria(s): Primeiros Passos