Os erros mais comuns na hora de abrir um negócio

Uma boa ideia não garante sucesso nos negócios. Confira algumas estratégias para empreendedores de primeira viagem

Iniciar um novo empreendimento é desafiador. Por mais que você conheça o mercado no qual vai atuar, os obstáculos podem aparecer o tempo todo. Portanto, tomar as devidas precauções antes de dar o primeiro passo é uma das regras do empreendedorismo. O Portal Sociedade de Negócios separou cinco pontos que podem virar armadilhas se não forem levados em conta:    

Falta de pesquisa

Antes de tomar qualquer providência em relação ao seu novo empreendimento, procure conhecer bem o terreno em que você vai pisar. Pesquise sobre os pontos positivos e negativos do setor, saiba quais são seus potenciais concorrentes e busque cases de sucesso e de fracasso. Não tenha pressa para fazer essa pesquisa: o conhecimento é seu maior aliado.

Localização errada

Caso a sua empresa tenha um local fixo, estude qual a melhor cidade e bairro para o escritório. É fundamental analisar questões como: facilidade de acesso por meio de transporte público, segurança, presença de outras companhias do mesmo setor e proximidade de serviços de uso cotidiano, como restaurantes, cafés e outras facilidades comerciais.

Desconhecer os fornecedores

Cometer esse erro pode afetar diretamente nos resultados do negócio. O fornecedor é o responsável por municiar a empresa de equipamentos, matérias-primas e outros componentes, tanto para a fabricação de produtos quanto para o funcionamento das unidades de operação. Por isso, escolher o parceiro errado pode acarretar em atrasos e custos desnecessários, o que influencia diretamente na produtividade diária.

Indefinição de produto

Tente responder a seguinte pergunta em apenas uma frase: o que a sua empresa faz? Se a resposta não estiver na ponta da língua, talvez o seu produto principal ainda não esteja bem definido. Ter um objetivo claro e bem desenhado é fundamental na hora de definir um planejamento estratégico e destinar investimentos.

Não dar atenção aos Recursos Humanos

De quantos colaboradores a sua empresa vai precisar? É bom entender a necessidade de pessoal. Não adianta tentar enxugar o orçamento e ficar com déficit de mão de obra: isso pode sobrecarregar os funcionários e prejudicar o ambiente de trabalho.


Categoria(s): Primeiros Passos