Quando migrar da loja física para o e-commerce?

Nem todo empreendimento é beneficiado pelo mercado virtual, portanto, saiba como não cair em armadilhas

As vendas pela internet já deixaram de ser uma novidade. Neste ano, a expectativa é que o mercado do e-commerce tenha um crescimento de 12% no faturamento, chegando a um patamar de R$ 53,5 bilhões. Os dados são da pesquisa realizada pela Ebit, que aponta ainda que o volume de pedidos deve ser 7,7% maior em 2018, atingindo cerca de 119,7 milhões de pedidos. 

 

Apesar do cenário extremamente promissor, é necessário entender o contexto do seu negócio e avaliar se este é o momento certo para migrar da loja física para a virtual. Isso, claro, se a modalidade se mostrar vantajosa. 

 

A primeira etapa é fazer uma análise do público para saber algumas informações básicas, como a forma que ele busca o produto ou serviço, o perfil comportamental em que ele se encaixa e a forma mais adequada de abordagem da marca. 

 

Se o seu cliente for alguém que prefere meios offline de interação, migrar para um ambiente online pode ser um desperdício de dinheiro e tempo. Além disso, o processo requer um estudo dos concorrentes e plataformas disponíveis. Afinal, apesar do custo ser menor, é preciso ser feito em etapas cuidadosamente pensadas para que não haja prejuízos. 

 

Outra medida a ser tomada é o aumento da presença online da marca. Se a aposta é o ambiente virtual, estar nas redes sociais é obrigatório e imprescindível para que o negócio tenha chance de sucesso. 

 

Ademais, o empreendedor precisará redefinir toda a sua logística para que a entrega dos produtos seja realizada de forma eficiente. Não depende somente do deslocamento, mas também da definição de prazos, custo de frete, políticas de troca, entre outras tantas questões. 

 

Migrar pode ser uma alternativa lucrativa, mas somente se for bem pensada e adequada para o seu negócio. Apostar somente por estar em alta é um tiro no pé, já que cada produto ou serviço tem um público diferente, que não está necessariamente no universo online. 


Categoria(s): Como Planejar