7 planilhas gratuitas para ajudar na gestão financeira do seu negócio

Desenvolvidas pelo Sebrae-SP, as ferramentas podem ser baixadas e utilizadas para a administração de qualquer empreendimento

Gerenciar as finanças de uma empresa exige atenção e cuidado, principalmente, quando essa empresa é tocada por quem recém-empreendeu. Não basta ter somente uma boa ideia, é preciso saber implementar e se familiarizar com conceitos e processos que talvez você nem saiba que existam.

 

Ganho unitário, fluxo de caixa e capital de giro são apenas algumas das expressões que devem ser agregadas no vocabulário de qualquer empresário.

 

Pensando nisso, a PEGN, parceiro do Portal Sociedade de Negócios, elencou 7 planilhas para ajudar na gestão financeira da sua marca. Além de prontas para serem usadas, elas ainda têm a opção de análise em gráficos, possibilitando o acompanhamento dos dados a longo prazo.

 

Diário de caixa

Nesta planilha, é possível fazer o lançamento diário do caixa da sua empresa. Ter o controle de todo o dinheiro que entra e sai faz com que o empresário tenha uma ideia mais clara do que ele pode ou não gastar.

 

Controle do pagamento de tributos

Os impostos precisam ser pagos em dia para que o negócio opere legalmente. Atrasar ou esquecer um deles pode resultar em complicações futuras, por isso, fazer a gestão dos pagamentos é fundamental.

 

Controle do fluxo de caixa

Na linha do diário de caixa, esta ferramenta prevê entradas e saídas de dinheiro a médio e longo prazo. Enquanto uma dá um panorama mais imediato, a outra trabalha com planejamento e estratégia para equilibrar as contas.

 

Cálculo do ganho unitário

Este cálculo é feito a partir da produção ou prestação de serviço de qualquer empresa. Desmembrando os itens, pode-se ter a dimensão real dos custos e ganhos de cada um deles.

 

Demonstrativo do resultado

No demonstrativo do resultado, calculam-se as receitas (que incluem as vendas e prestações de serviços) e os gastos gerais – desde a retirada do proprietário até os valores direcionados ao pagamento da luz, telefone, água e internet, por exemplo.

 

Gestão de estoques

A ficha de movimentação mantém todo o trâmite com seus fornecedores em dia. Além de data, há ainda lugar para preencher com quantidade, validade, valor unitário, valor total e saída de mercadorias.

 

Controle do capital de giro

Capital de giro é o dinheiro necessário para financiar toda e qualquer operação da empresa, como recursos para manter estoques, pagamento de fornecedores, salários e outros custos. Ele inclui basicamente as contas financeiras necessárias para movimentar o negócio.

 

Todas as planilhas podem ser encontradas diretamente no site do Sebrae.


Categoria(s): Finanças