Carreiras promissoras em tecnologia para ficar de olho

Até 2025, um em cada três funcionários operacionais serão substituídos por tecnologia inteligente

A demanda por profissionais com experiência e formação em tecnologia tem sido cada vez maior no mercado do Brasil e do mundo. Segundo o Brookings Institution, grupo de pesquisa localizado em Washington, nos Estados Unidos, cerca de 90% das profissões usufruirão de algum tipo de estratégia digital em seus processos em um futuro próximo. Isso torna imprescindível o desenvolvimento de habilidades digitais para os que procuram garantir sucesso e presença no mercado de trabalho.

 

Para se tornar um profissional digital, é importante avaliar as habilidades que a pessoa já possui e as que precisam ser desenvolvidas, além de escolher um curso que esteja atualizado com o que há de mais recente em tecnologia.

 

Existem diversos cargos cujos futuros são promissores na área. O Portal Sociedade de Negóciosseparou alguns deles: 

 

Desenvolvedor mobile: os brasileiros passam cada vez mais tempo no celular, usando-o como forma de comunicação, entretenimento e até ferramenta de trabalho.  Os profissionais que possuem expertise no desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets tendem a continuar com uma presença muito forte.

 

Desenvolvedor full stack: por mais que o uso de aparelhos móveis tenha aumentado drasticamente, uma pesquisa realizada pela empresa We Are Social divulgou que o brasileiro passa cinco horas e 26 minutos por dia usando a internet por meio de computadores e tablets. Por esse motivo, a demanda por profissionais que desenvolvem websites continua crescente. Mas é importante que o profissional priorize o uso de sites responsivos, para que sejam adaptáveis ao mobile.

 

Engenheiro de dados: responsáveis por aplicar conhecimentos analíticos para resolver problemas no mercado, os profissionais com vasto conhecimento em processamento, matemática, estatística, linguagem de programação, inglês e visão de negócio são muito buscados pelas empresas. 

 

Profissional de inteligência artificial: a presença da inteligência artificial por meio de algoritmos tende a ser utilizada tanto pelas empresas, quanto pelo público. Por isso, pessoas capazes de desenvolver soluções e inovações dentro desse ramo são e serão valorizadas no mercado.

 

Segurança da informação: em um universo digital, garantir a segurança de dados e prevenir fraudes e ameaças de hackers é essencial para o sucesso de empresas que investem no mercado eletrônico.

 

Analista de marketing digital: um profissional que tenha conhecimento em desenvolvimento, análise de dados e marketing será disputado por empresas que buscam ampliar suas vendas por meio de redes sociais, tecnologia e algoritmos. 

 


Categoria(s): Recursos Humanos