Como aumentar suas chances de conseguir uma promoção

Não só a competência, mas a atitude do profissional em relação aos clientes e à empresa é fundamental

Subir de cargo é algo almejado por muitos empregados e depende, em grande parte, do esforço e habilidades de cada um. Porém, ser um bom funcionário não é, necessariamente, suficiente para uma promoção. 

 

Conquistar uma posição de destaque e chamar a atenção dos superiores é algo que leva tempo. O reconhecimento é fruto das ações dentro da empresa. Para a maioria dos empreendimentos, é benéfico treinar alguém de dentro ao invés de contratar um novo profissional, afinal, o funcionário já está familiarizado com os processos internos.

 

Por isso, é preciso conhecer, de fato, o lugar onde se trabalha. E não somente as tarefas e funções destinadas ao seu cargo atual, o ideal é entender o cenário maior onde a companhia se encontra.

 

Além disso, não adianta entender a empresa e não acreditar nela. Os valores do empreendimento devem ser semelhantes aos do trabalhador para que os dois consigam crescer de forma contínua e paralela. Sem essa identificação, fica muito difícil chegar ao topo.

 

Outro ponto é nunca se dar por satisfeito. Fazer bem a sua função é importante, mas o profissional deve sempre buscar formas de inovar e melhorar. Compreender que o sucesso da companhia está ligado ao seu próprio sucesso é essencial.

 

Aliás, não é somente o crescimento individual, a dinâmica do grupo também precisa ser levada em conta. Trabalhar em equipe mostra disposição e é peça chave para uma ascensão. O relacionamento pessoal é visto como uma habilidade imprescindível tanto na hora de lidar com colegas, como no momento de se apresentar a clientes.

 

Parece óbvio, mas é importante que os gestores saibam sobre o seu interesse em uma promoção. Assim, se for o caso, eles já terão em mente a vontade caso surja uma nova vaga na empresa.

 

No entanto, tenha em mente que a promoção pode levar tempo, seja por falta de vaga ou mesmo pelo fato dos seus superiores não acharem que você está preparado para assumir tais funções no momento. A chave é ter paciência e não sucumbir a um primeiro "não". Um profissional persistente e dedicado tem muito mais chance de subir em qualquer negócio. 


Categoria(s): Recursos Humanos