Como o Design Thinking pode ajudar a sua empresa?

Com quatro etapas simples, é possível implementar o conceito no dia a dia do seu negócio

O Design Thinking não é algo exatamente novo, muitas empresas já praticam pelo menos parte do conceito em sua rotina. No entanto, como abordagem, ele tem ganhado força e aparecido no planejamento de novos negócios e reestruturação de mais antigos. 

 

De acordo com Chales Burnette, uma das maiores autoridades no assunto, o design thinking “é um processo de pensamento crítico que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”. 

 

A proposta é usar esta estratégia para encorajar o pensamento inovador e compreender melhor todas as etapas do projeto para que ele seja elaborado a partir de uma visão holística. O ser humano é colocado no centro da experiência, afinal, a melhor forma de ter um cliente satisfeito (seja ele externo ou interno) é entender exatamente quais são as necessidades, vontades e expectativas. 

 

Geralmente, este procedimento é dividido em quatro estágios, sendo eles:

 

Imersão

Aqui é dado o ponta pé inicial para que a empresa conheça seus clientes ou colaboradores. Além de entender a cultura da marca e políticas da empresa, esta etapa visa identificar qualquer falha que exista. Se um funcionário não entende perfeitamente qual é o propósito da companhia em que ele trabalha, por exemplo, fica extremamente difícil obter resultados satisfatórios. 

 

Ideação

Este degrau é talvez um dos mais simples e, por isso, menos óbvios. A comunicação se torna peça-chave e o contato humanizado ganha valor. Um olhar mais pessoal e subjetivo é essencial para realmente tomar as dores e alegrias de quem está realizando o projeto. 

 

Prototipação

Neste estágio, a ideia é mostrar que os problemas foram identificados e, claro, apresentar soluções. Criar um protótipo é uma forma de passar por entraves que não são vistos normalmente quando o trabalho está somente no papel.

 

Desenvolvimento/resultados

Esta parte é onde os resultados são colocados em prática. Não são somente as novas soluções que foram apresentadas, mas como elas foram pensadas e quais são os benefícios para os envolvidos. 


Categoria(s): Operações