Como ser um bom líder dentro de uma empresa

Um chefe precisa ser inspirador, responsável e compreensivo

Não basta assumir responsabilidades e delegar tarefas. Ser um líder inspirador dentro de uma empresa exige um esforço muito maior, além de uma grande capacidade de resiliência. É importante inspirar confiança nos colaboradores, criar um ambiente de trabalho que preze pela troca de conhecimento e, principalmente, saber escutar outras opiniões.

Obviamente, não há um passo a passo definitivo. Cada organização tem uma cultura diferente quando o assunto é liderança. Ainda assim, há algumas dicas aplicáveis para a maioria dos casos e que podem ser implantadas na rotina do escritório.

Segurança

Não seja alguém que deixa a equipe intimidada. Encoraje seus colaboradores a conversarem com você, expressar opiniões e, inclusive, seja aberto a críticas. É uma maneira de incentivo e deixa todos mais seguros para desenvolver um trabalho coletivo e de excelência.

Desafios

Desenvolvimento é a palavra. Estimule os membros da equipe a buscar novos desafios e aprendizados, sem medo de errar. Essa é uma forma de aprimorar conhecimentos e habilidades. Além disso, não tenha medo de ensinar e ser ensinado.

Recompensa

Preste atenção nos esforços coletivos e individuais, mesmo que o resultado não seja necessariamente o esperado. Atitudes como essa mostram que o líder confia em sua equipe e sabe que ela é capaz de fazer sempre melhor. A recompensa não precisa ser, necessariamente, um presente, mas algo que mostre o quanto você valoriza o trabalho de seus comandados.

Feedback

Deixe bastante claro o que você espera de cada um. Se posicione, sobretudo, como um líder que compreende os valores da organização e como eles se encaixam no trabalho dos funcionários. Assim, haverá o alinhamento necessário entre quem comanda e quem é comandado. Notifique o time sobre os resultados e aponte o que deu certo e o que deu errado.


Categoria(s): Recursos Humanos