Fornecedores internacionais: como escolher o melhor para o seu negócio

Visite feiras e abuse do seu networking para não cometer erros desnecessários na hora de selecionar as empresas

Apesar de sua amplitude, a indústria brasileira ainda é dependente da importação de matérias-primas e outros componentes para a fabricação de diversos produtos. Por isso, escolher um fornecedor confiável deve estar na lista de prioridades do empreendedor que trabalha com este tipo de material.  

 

A primeira coisa a ser feita é a checagem do histórico da companhia que será contratada. Mais do que o produto que ela oferece, é imprescindível ter antecedentes de como é feita a entrega, compromisso com prazos e informações do mercado local. Entender como ela se comporta faz com que tenha em mente todos os benefícios e itens a serem olhados mais de perto. 

 

Por ser um trâmite que envolve duas partes de diferentes países e, consequentemente, diferentes culturas e até mesmo idiomas, documente sempre os acordos. Mesmo que você conheça a empresa e confie nela, a dica aqui é pecar pelo excesso. Tenha todas as informações por escrito para que não haja margem para nenhum tipo de risco. Um ruído na comunicação pode acabar provocando um enorme mal-entendido, então previna-se. 

 

Ademais, não privilegie preços. Apesar dos valores serem um atrativo, empresas muito pequenas e sem presença no mercado podem acabar se tornando uma dor de cabeça no futuro. O ideal é que o fornecedor já tenha certa experiência neste tipo de processo, até para o conhecimento de determinadas etapas do negócio. 

 

Mas a grande pergunta é: como encontrar essas empresas? Uma dica é começar a frequentar feitas do setor para entender o mercado e entrar em contato com marcas que tenham a ver com o seu negócio. Muitas delas contam com a participação de companhias estrangeiras, que também têm interesse em atuar no Brasil. O ganho acaba sendo de mão-dupla. 

 

Se o empreendedor não tiver facilidade com um idioma estrangeiro ou não estiver 100% certo sobre como fazer uma transição desta magnitude, a recomendação é ir atrás de um consultor especializado em prospecção de fornecedores internacionais. Empresas desta área fazem uma vasta pesquisa de mercado, além de até mesmo acompanhar uma viagem internacional caso seja necessário. 


Categoria(s): Comércio Exterior