Inovação: 6 livros que te ajudarão a abrir a mente

Autores nacionais e internacionais apresentam - com exemplos - maneiras de buscar novas soluções para o seu negócio

Autores nacionais e internacionais apresentam – com exemplos – maneiras de buscar novas soluções para o seu negócio

Toda empresa precisa inovar e se reinventar para obter sucesso. No entanto, não há uma fórmula pronta que ensina quais são os passos que precisam ser tomados. O que pode – e deve – ser feito é olhar exemplos e se inspirar para elaborar processos inovadores. 

Portal Sociedade de Negócios separou seis livros para que você, empresário, se espelhe e, quem sabe, mude a cultura de inovação da companhia. Para melhor, claro.

O dilema da inovação

Clayton Christensen, professor de Administração na Harvard Business School, difundiu o termo “inovação disruptiva” a partir desta obra. Ele defende que as empresas precisam sair da zona de conforto e que, às vezes, seguir modelo considerado “certo” não é sinônimo de sucesso.

Gestão estratégica da tecnologia e da inovação

Mais um livro de Clayton Christensen.  A ideia, aqui, é reunir artigos que falem sobre a inovação por diferentes perspectivas. Não só a partir da visão da empresa e dos líderes, como também dos colaboradores e do mercado.

O poder da inovação

Este livro escrito por Luiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M no Brasil, mostra na prática como uma empresa consegue cultivar uma cultura de inovação com os seus clientes. São apresentados inúmeros cases, entre eles projetos envolvendo companhias como o Google, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e Fiat.

Inovação Prioridade Número 1

Este é um guia que tem o objetivo de auxiliar empreendedores a implementar e estruturar a inovação em qualquer empresa. São 12 capítulos escritos por Peter Skarzynski e Rowan Gibson, que colocam em cheque uma série de questões e prioridades.

Pense Melhor

Nesta obra, Tim Hurson oferece as ferramentas para o pensamento inovador como forma de solucionar problemas. Ele separa o que é criativo e o que é crítico, mostrando como uma mudança de mindset pode ser fundamental para o desenvolvimento de qualquer companhia.

Inovação Reversa

A inovação é analisada e explicada da perspectiva dos mercados emergentes. Vijay Govindarajan e Chris Trimble discutem soluções consideradas, muitas vezes, simples, mas que podem ser eficazes e possíveis de serem exportadas.


Categoria(s): Operações