Marketing viral para empresas: saiba como usar e fazer a sua decolar

O viral empresarial ou “conteúdo contagioso de alto alcance” não é sorte nem acaso. É sucesso construído

Narrativa eficaz, emoção, público-alvo, alcance social e uma pitada de sorte. Há quem diga que não existe fórmula pronta quando se trata de viral – aqueles vídeos ou “memes contagiosos” que invadem as nossas redes sociais ou bate-papos no smartphone diariamente, como um furacão.

 

Será mesmo?

 

Profissionais de marketing têm se engajado fortemente em estudar os fenômenos virais e aplicá-los no dia a dia nas empresas que atendem.

 

A consequência são mais e mais virais empresariais pulando por aí, concorrendo muitas vezes com “virais orgânicos” ou ocorridos sem intenção.

 

Diferentemente de poucos anos atrás, quando era impossível entender por que os conteúdos viralizavam, hoje sabemos que é possível impulsionar posts e campanhas com chances reais de bombar.

 

Falando em conteúdo institucional ou empresarial, a primeira premissa é que este precisa ser útil e agregar obrigatoriamente. Quanto maior a sua relevância e serviços ofertados, maiores as chances de ele ser espalhado.

 

A “narrativa”, isto é, como essa história será contada, é outro pilar, afinal, “comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende”. Portanto, atenção ao montar o viral que carregará consigo o nome do seu empreendimento.

 

Outro ponto a ser considerado é a conexão que essa postagem terá com o interlocutor. Ela traz emoção? É divertida? Tem a ver com o core business da sua empresa? É criativa ou pode resvalar em algum tipo de preconceito ou mensagem dúbia?

 

Para criar uma conexão com o usuário do outro lado da tela, recorde-se que a sua história deve promover alguma transformação no dia dele. Se a missão do viral é trazê-lo para o lado da sua empresa, é fundamental mostrar a ele que vocês jogam no mesmo time.

 

Uma tática que não costuma falhar são os “gatilhos mentais” ou “memórias” que ativam sentimentos e sensações boas que tivemos ou que estão em nosso subconsciente.

 

O meio para que tudo isso aconteça de forma rápida é o virtual, mais especificamente, as redes socais. É pelo “alcance” que promovemos conteúdos que nos darão a relevância desejada e que deixarão a nossa empresa com uma aura mais divertida, querida e atualizada.

 

Com base em ampla pesquisa em sites especializados, o Viver de Blog listou os principais números do Marketing Viral, reproduzidos aqui pelo Portal Sociedade de Negócios:

 

·      Boca-a-boca é o principal fator responsável por 20%-50% de todas as decisões de compra

 

·      50% dos consumidores são mais propensos a clicar em um link, se a marca já apareceu múltiplas vezes nas suas pesquisas

 

·      93% das pesquisas online começam com um mecanismo de busca

·      68% dos consumidores buscam empresas nas redes sociais antes de comprar seus produtos

 

·      90% dos executivos dizem que as redes sociais são importantes hoje, ou serão dentro de um ano

 

·      78% dos pequenos negócios atraem novos clientes através das redes sociais

 

·      500 anos de vídeos do YouTube são assistidos no Facebook todos os dias

·      92% das pessoas que assistem vídeos em mobile compartilha com seus amigos

 

·      80% das publicações no Pinterest são de compartilhamentos

 

·      Mais de 50% dos executivos dão notas abaixo de 3 para suas empresas no seu trabalho com redes sociais

 

Agora que você entendeu que a única “mágica” dos virais passa por pesquisa, sensibilidade e muito trabalho, mãos à obra e sucesso!

 

Foto: https://shutr.bz/2sbfuFb e https://shutr.bz/2spleNN


Categoria(s): Marketing