Plano de carreira: o passo a passo para a implementação dentro da sua empresa

Ser transparente na hora de recrutar e treinar é fundamental para deixar o colaborador motivado

Ser transparente na hora de recrutar e treinar é fundamental para deixar o colaborador motivado

 

Qual o objetivo profissional de cada um dos colaboradores de sua empresa? Essa é uma das perguntas mais importantes que um bom gestor deve fazer. Afinal, vislumbrar um futuro de sucesso dentro da organização significa maior motivação e produtividade dos funcionários. Especialistas em Recursos Humanos não tem dúvidas ao dizer que o planejamento de carreira deve ser uma política sólida e bem desenhada.

 

Desde o recrutamento até as primeiras promoções, a estratégia precisa ficar clara para quem for contratado: as pessoas são o maior patrimônio de uma companhia. Por isso, elas devem estar no topo quando o assunto for planejamento estratégico. Além disso, oferecer uma construção de carreira é uma das melhores formas de reter talentos. Quanto menor a rotatividade, maior a integração e dedicação das equipes que atuam dentro da corporação.

 

O Portal Sociedade e Negócios separou os principais passos para aprimorar o planejamento de carreira dentro de sua empresa:

 

Clareza no recrutamento

 

Seja transparente no processo seletivo. Deixe claro para o candidato quais são os valores de sua empresa e mostre como ele pode crescer e construir uma trajetória de sucesso. Ao analisar os currículos, vá além da formação acadêmica e das experiências: busque entender a importância de cada um dos cargos anteriores e quais foram as funções do colaborador em cada uma dessas empresas.

 

Promova a integração

 

O bom relacionamento entre os colaboradores é a chave para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Encontros periódicos entre novos e antigos funcionários são fundamentais para trocar experiências e difundir os valores do empreendimento. Com isso, você estimula que os colaboradores falem sobre os principais desafios pelos quais passaram. Cases de sucesso motivam o novo recrutado na construção do melhor resultado possível.

 

Construa uma cultura de transparência

 

Compartilhar resultados entre as equipes é fundamental. Essa é uma das melhores formas de avaliar o trabalho de cada um e entender o que deu certo e o que deu errado ao longo do processo de entrega de uma tarefa. Quem não erra, não inova: um feedback contínuo deixa os colaboradores cientes do que precisam fazer para melhorar seu desempenho e buscar posições em cargos mais altos.

 

Estimule o aprendizado

 

Programas treinamento são importantes para acompanhar novas tendências de mercado e deixar os funcionários atualizados. Outro ponto essencal envolve o estímulo na busca de cursos profissionalizantes e programas de pós-graduação profissional. Um MBA, um mestrado ou doutorado podem significar mais do que um título: eles deixam o colaborador capacitado para almejar cargos mais altos e com maior nível de exigência.

 


Categoria(s): Operações