Quer transformar seu negócio? Invista em comunicação

De dentro para fora, esta estratégia ajuda na construção de credibilidade de qualquer marca

O investimento na área de comunicação é uma estratégia crucial para quem pretende crescer e desenvolver um bom relacionamento com os stakeholders. Quando feita de forma indevida, pode causar desencontros de execução, prejudicar a reputação do negócio, além de prejuízos financeiros. Por isso, torna-se essencial que toda empresa tenha uma equipe estruturada e capacitada, de forma que a comunicação seja capaz de ajudar no desenvolvimento organizacional.

 

Os meios escolhidos para disseminar informações devem fazer parte de um planejamento estratégico que envolve os objetivos da empresa e como comunicá-los. Cada companhia tem suas necessidades específicas e pontuais, por isso, é importante saber qual o próximo passo a ser dado. Avalie o público-alvo, composto pelo mercado, funcionários, clientes e investidores e entenda que existe uma forma específica de se comunicar com cada um deles. 

 

A comunicação interna, por exemplo, dialoga com os colaboradores, que são fundamentais e considerados os primeiros clientes. Mantê-los informados sobre as ações que serão tomadas fazem com que eles se sintam parte do negócio.  

 

Por outro lado, a comunicação externa se relaciona com o mercado e com os clientes. Enquanto o marketing produz conteúdo pago, a comunicação externa, ou área de relações públicas, investe na divulgação das mesmas ações por meio da mídia espontânea. Ademais, ela é responsável por cuidar, estruturar e aprimorar a imagem da empresa, garantindo que sua reputação permaneça positiva e, consequentemente, tenha resultados melhores.

 

A comunicação também é capaz de estreitar o relacionamento com o público, além de aumentar a visibilidade do negócio com a criação de conteúdo e identidade visual.  

 

Essa estratégia é, hoje, considerada essencial para o sucesso de todo negócio. Quando feita de forma correta, traz benefícios capazes de impactar positivamente até mesmo o caixa da empresa. 

 

 

 


Categoria(s): Operações