Registro do ponto dos funcionários: vantagens de quem implanta

Mais do que controle, é uma forma de dar segurança para os colaboradores e para a empresa

Registrar a entrada e saída de funcionários permite um melhor gerenciamento do expediente, tanto no que diz respeito a folgas, quanto em relação a necessidade de remuneração de horas extras. Para empresas com mais de 10 colaboradores, ele é obrigatório, podendo ser manual, mecânico ou eletrônico.

 

Se a sua ideia for implementar o eletrônico, é necessário consultar as regras determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para que tudo seja feito de maneira correta, já que o descumprimento pode resultar em multas. 

 

Apesar de parecer um simples detalhe, o registro tem uma grande importância no dia a dia da empresa. O Portal Sociedade de Negócioslistou quatro vantagens para você, mesmo em caso de ser uma empresa menor, adotar o equipamento: 

 

1. Evidencia a transparência 

 

O registro é uma maneira de documentar a rotina da empresa em relação ao horário trabalhado. Se o equipamento for eletrônico, ele ainda faz o cálculo de horas automaticamente, o que é uma alternativa caso seja necessária a conferência. Processos manuais acabam ficando mais expostos à erros e rasuras, mas não deixam de ser uma opção, já que oferece custos mais baixos. 

 

2. Auxilia na contagem de banco de horas

 

Se a empresa tem um banco de horas, este registro permite a comprovação de horas extras. Para a empresa, é interessante ter este controle até mesmo para facilitar na hora do pagamento. 

 

3. Controle sobre faltas e atrasos

 

A ideia não é vigiar os funcionários, mas estar ciente das faltas, atrasos e horas extras que eles estão se sujeitando. É uma forma de cobrar por um lado (no caso de falhas recorrentes), como de compensar por outro – se um colaborador está fazendo hora extra todos os dias, pode estar havendo uma sobrecarga de trabalho ou algo errado nas etapas de produção. É importante identificar a situação em qualquer uma das circunstâncias. 

 

4. Evita problemas judiciais 

 

Este controle é a única maneira de comprovar a entrada e saída de funcionários no local. Se houver qualquer problema em relação a reclamações infundadas, o empregador terá a prova registrada, por exemplo. É a garantia de ambos os lados para que seja feito um procedimento justo. 


Categoria(s): Recursos Humanos