Ser responsavelmente ambiental tem suas vantagens. E não são poucas

Ações internas e selos ambientais dão força às empresas que abraçam a causa e reforçam sua imagem no mercado

Ações internas e selos ambientais dão força às empresas que abraçam a causa e reforçam sua imagem no mercado

 

Conjunto de atitudes individuais ou corporativas voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta, a responsabilidade ambiental está na ordem do dia. Regressou ainda mais forte ao debate semanas atrás, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris – assinado por 195 países na 21ª Conferência das Partes (COP21) para reduzir emissões de gases de efeito estufa no planeta.

 

Responsabilidade ambiental é, até hoje, um fator de diferenciação em um mundo poluído e poluidor. Saem na frente as empresas que compreendem a força da discussão sobre a preservação da natureza e inovam ao trabalhar isso de forma transparente.

 

Como falar em responsabilidade ambiental corporativa ainda gera dúvidas na cabeça de muitos empreendedores, o Portal Sociedade de Negócios apresenta as 9 atitudes mais desejáveis das empresas que se apresentam como ambientalmente responsáveis:

 

1.   Informação e treinamento de colaboradores sobre a seriedade da sustentabilidade

 

2.   Desenvolvimento de um descarte especial, com sistema próprio de reciclagem de resíduos sólidos

 

3.   Tratamento e reuso da água do processo produtivo

 

4.   Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa

 

5.   Desenvolvimento de produtos que não impactem o meio ambiente

 

6.   Mitigação de ações que provoquem qualquer tipo de dano ao meio ambiente

 

7.   Impedimento do descarte de óleo por torneiras e no sistema de esgoto

 

8.   Uso da água de forma racional

 

9.   Prioridade para o uso de sistemas de transporte com baixo índice de poluição

 

Ao adotar posições como estas, a empresa, seja ela do tamanho que for, está mais apta a ganhar a confiança de colaboradores, parceiros, investidores e consumidores. Além disso, ela passa a ser reconhecida em seu mercado como uma organização compromissada com a sustentabilidade.

 

Selos ambientais

 

Identificados também como “rótulos ambientais”, os selos são uma forma importante de demonstrar que sua empresa está adaptada aos avanços ambientais. O selo, concedido por organização independente, refletem o investimento em organizações que respeitam a Lei Ambiental e os procedimentos demandados pela certificadora.

 

Entre os selos mais conhecidos estão o LEED, GHG Protocol, RGMAT e Selo FSC.

 


Categoria(s): Sustentabilidade