Torne a sua empresa mais competitiva usando a tecnologia

Ganhar diferencial competitivo, aumentar a produtividade, fortalecer a marca e fidelizar clientes são alguns dos benefícios que a tecnologia pode trazer para sua empresa.

Ganhar diferencial competitivo, aumentar a produtividade, fortalecer a marca e fidelizar clientes são alguns dos benefícios que a tecnologia pode trazer para sua empresa. Por isso, o acesso a ela é determinante para ganhar competitividade no mercado. Para se ter uma ideia, segundo pesquisas do Sebrae, sem a tecnologia, mais de 90% das empresas não sabem lidar com o fluxo de dinheiro nos negócios.

Os avanços tecnológicos provocam também mudanças cada vez mais rápidas nos processos produtivos e na oferta de serviços. Mas como se atualizar pode mostrar-se um processo caro – e que envolve uma série de desdobramentos –  nem todas as empresas conseguem oferecer serviços e produtos de última geração.

Há ainda um outro obstáculo: entender e aplicar corretamente as tecnologias existentes. Para realmente usufruir dos avanços tecnológicos, é necessário adquirir algum nível de conhecimento técnico, ainda que básico, relativo ao setor onde se está atuando. E, é claro, a partir deste conhecimento, analisar com cuidado como o uso de ferramentas tecnológicas pode ser útil. Mesmo a melhor das ferramentas pode não ajudar – e até atrapalhar os processos – se não for utilizada de acordo com a realidade do negócio.

Por isso, busque informações, cursos oferecidos por entidades como o Sebrae, e fique atento a políticas públicas de incentivo ao acesso das micro e pequenas empresas à tecnologia. Afinal, mais do que nunca, manter-se atualizado é garantir a sobrevivência no seu mercado de atuação.

A vez do comércio eletrônico

O comércio eletrônico é um serviço cada vez mais utilizado no Brasil. Além de ser prático e seguro para o consumidor, traz um série de vantagens para a empresa. A principal delas é que as de menor porte ganham competitividade no mercado global por estarem conectadas 24 horas por dia com o mundo inteiro.

Com a alta rotatividade de produtos e serviços no ambiente virtual e o grande volume de transações, o custo de incluir novos clientes no banco de dados acaba sendo baixo e pode ser usado como estratégia para atraí-los e fidelizá-los. Com as novas tecnologias e o aumento do poder aquisitivo da população, a tendência é que o comércio eletrônico não pare de crescer e continue sendo um excelente negócio para as micro e pequenas empresas.

Leia artigo completo sobre o varejo eletrônico.

Os benefícios da tecnologia na sua empresa:

- Novos mercados, serviços e formas de comercialização.

- Capacitação e treinamento.

- Modernização dos processos de arquivamento de papéis, fichas, pastas e documentos em geral.

- Facilidade e rapidez nas atividades burocráticas.

- Aumento da agilidade, segurança e compartilhamento das informações .

- Aperfeiçoamento da administração geral da empresa: marketing, planejamento, controle e demonstrações financeiras, análises de investimentos e de custos, entre outros.

- Redução dos custos em todos os setores.

Como se manter atualizado sobre o tema:

- Participe de feiras, exposições, congressos e eventos relativos ao campo de atuação da sua empresa.

- Assine revistas e publicações técnicas relacionadas ao seu segmento.

- Acompanhe as publicações oficiais de órgãos governamentais, como Inmetro, ABNT, Saúde Pública etc. As matérias sobre legislação e regulamentação do setor devem ser lidas com atenção.

- Converse com fornecedores sobre mudanças e inovações do mercado.

- Pesquise e visite empresas com recursos tecnológicos mais avançados.

- Use a internet como fonte de pesquisa e consulta sobre assuntos do seu interesse.

 


Categoria(s): Marketing