Como fazer a Declaração Anual de Faturamento

O documento deve ser entregue até o dia 31 de maio por meio do Portal do Empreendedor

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) é um documento obrigatório para o Microempreendedor Individual e precisa ser entregue até o último dia de maio. Ele reúne dados sobre o faturamento do negócio e a contratação ou não de empregados, que depois são passados para a Receita Federal.

 

O documento precisa conter o valor do faturamento bruto do ano anterior, que é dinheiro total arrecadado com a venda de mercadoria ou serviço. Esse número, independentemente de ter sido recolhido em cheque, dinheiro ou cartão de crédito e débito, não deve ter nenhuma redução de despesas.

 

Quem não cumprir o prazo de entrega estará sujeito a uma multa, que parte de R$ 50,00. Os empresários que estão com as declarações atrasadas devem enviar as pendências dos anos anteriores da mesma maneira. Porém, é preciso atenção nestes casos. Mais de dois anos consecutivos sem apresentar o documento significar a perda do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa.

 

Passo a passo para fazer a DASN

 

1. Acesso o Portal do Empreendedor pelo link: www.portaldoempreendedor.gov.br

 

2. Informe o seu número do CNPJ.

 

3. Em “Tipo de Declaração”, clique no campo original e digite “2016” no Ano-Calendário.

 

4. Em seguida, informe o “Valor da Receita Bruta Total em 2016” e “Receita Bruta de 2016 sujeita ao ICMS”. O segundo faz referência às atividades relacionadas ao comércio/indústria e/ou serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

 

5. Declare se houve algum empregado registrado neste período.

 

6. Cheque os dados e  aperte em “Transmitir”.

 

7. Feito isso, aparecerá uma mensagem “Declaração entregue com sucesso”. Clique em “Imprimir” para a geração do recibo. 


Categoria(s): Vantagens